quinta-feira, 28 de junho de 2007

Pinacoteca

Fico sempre com saudades da Pinacoteca, quando estou longe de São Paulo… Esse prédio com suas paredes de tijolos não revestidos e amplas janelas incorporadas ao referencial urbano, foi projetado por Ramos de Azevedo em 1897, para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios.
Faço reverência ao arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que fez o projeto de reforma, com o qual ganhou o prêmio Mies van der Rohe de arquitetura em junho de 2000, porque fez da Pinacoteca uma grande referência à cidade.
O museu tem cerca de 6 mil peças, entre pinturas, esculturas, colagens, desenhos, tapeçarias, porcelanas e louças. Com um perfil definido da arte brasileira do século XIX até a contemporânea é motivo de orgulho especialmente para São Paulo, uma vez que reúne trabalhos de artistas paulistas, como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino e Oscar Pereira da Silva, além de obras representativas de Cândido Portinari, Anita Malfatti, Victor Brecheret, Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.
O passeio é imperdível! Recomendo!!!

sábado, 23 de junho de 2007

“A fotografia é a filosofia de nosso tempo.”

Fiz praticamente todas as fotos desse blog, mas essa que não é de minha autoria, compartilho porque me levou a pensar a fotografia. Ela me conduziu a sensações, ao abstrato, ao aberto, me instigando as mais diversas interpretações. E o pensamento voou e me levou a um personagem, uma época e a muitas cenas…
Fragmentos de um mundo que já não existe?!
Pensar essa fotografia é pensar o ser humano e sua história.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Expectadora de mim mesma

Eu tenho sempre vontade de captar o instante já, o momento preciso, o aqui e agora como se fosse possível apreender essa tênue realidade do tempo.
Tentar registrar tudo é típico de minha natureza e ponho olhos na alma para compartilhar esse sintoma em forma de imagens.

"Eu tenho uma espécie de dever....de dever de sonhar, de sonhar sempre, pois sendo mais do que uma expectadora de mim mesma, eu tenho que ter o melhor espetáculo que posso!
E assim me construo a ouro e sedas, em salas supostas, invento palcos e cenários para viver meu sonho entre luzes branidas e músicas invisíveis"
Fernando Pessoa

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Jenny Klabin Segall e sua neta

As pessoas ao redor da Lucia sempre diziam que ela era parecida com a avó...resolvemos registrar...

Como vocês sabem uma boa parte de minha fonte de inspiração vem dos museus e seus artistas...
Tive a sorte de minha grande amiga ter avós inspiradores nesse sentido, o que me proporcionou um acesso mais íntimo à obra deles. Começo pela parte feminina, de quem sou fã incondicional, sua avó: Jenny Klabin Segall.

Jenny Klabin Segall escritora, tradutora de clássicos do teatro alemão e francês, esposa de Lasar Segall e idealizadora do Museu Lasar Segall.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Yo-Yo Ma

Fiquei com a sensação de ter chegado atrasada em São Paulo,pois todos os ingressos para assistir Yo Yo Ma já estavam esgotados.
Ele fará três recitais em São Paulo, onde irá Interpretar Schubert, Shostakovich, Piazzolla e Egberto Gismonti, demonstrando sua paixão pela música brasileira. Estará com ele a pianista Kathrin Stott, com quem vem se apresentado em todo o mundo. Ela participou dos dois discos que Yo-Yo Ma dedicou à música brasileira, Obrigado Brazil! e Obrigado Brazil Live in Concert, ambos com a presença de artistas como os irmãos Assad e Luciana Souza.


Yo-Yo Ma não surpreende somente pelo seu grande talento,mas por ser um dos poucos artistas da música clássica a ter explorado repertórios e sonoridades, sem receios,e em contínuo crescimento artístico.

Para quem, como eu, não for ver o concerto, resta-nos a possibilidade de ouvi-lo em casa. Sempre vale a pena!

sábado, 16 de junho de 2007

Conspiração de Nuvens


“Fiquei olhando para os meus sapatos, despojados sapatos de andanças, tantos caminhos e descaminhos!

E agora esse invasor estava querendo as pistas. A solução era prosseguir devaneando, contar por exemplo que num jardim em Paris encontrei o mais otimista dos relógios, era grandalhão, antiquado e contornando o mostrador tinha uma frase em latim, Horas non numero nisi serenas, ou seja, conto somente as horas felizes.”


Lygia Fagundes Telles lançará em setembro na Bienal do livro do Rio, seu próximo livro: Conspiração de Nuvens, que terá recordações trabalhadas com poesia, acima um pequeno trecho. Aguardo ansiosa, já que ADORO o trabalho de Lygia Fagundes Telles!

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Partir!


Partir!
Nunca voltarei,
Nunca voltarei porque nunca se volta.
O lugar a que se volta é sempre outro,
A gare a que se volta é outra.
Já não está a mesma gente, nem a mesma luz, nem a mesma filosofia.

Partir! Meu Deus, partir! Tenho de partir!
(Fernando Pessoa).

"AH, TODO O CAIS É UMA SAUDADE DE PEDRA."(Fernando Pessoa).

Casa dos Bicos

Moramos perto da Casa dos Bicos, que foi construída em 1553!
Dizem que o proprietário da Casa dos Bicos, mandou-a construir depois dele ter visto pela primeira vez o Palácio dos Diamantes ("dei diamanti") de Ferrara e o Palácio Bevilaequa, em Bolonha. Como a casa era bem menor que estes palácios, a distribuição irregular das janelas e das portas, todas de dimensões e formatos distintos, dão um certo encanto, principalmente pelo traçado das janelas dos andares superiores.

quarta-feira, 6 de junho de 2007

Santo António


Lisboa, comemora o dia 13 de junho como o dia de seu santo mais querido e popular: O Santo António.
A festa não passa de um agradável feriado em honra de Santo António, onde se aproveita para ir comer caldo verde e sardinhas assadas, de preferência junto aos bairros da Sé (onde moro) e também a ver as marchas populares.
As crianças já não pedem umas moedas para enfeitar o trono do Santo, como também se fazia no nordeste brasileiro, e as meninas solteiras provavelmente já não lhe pedem um namorado. 
No Brasil, esse santo é conhecido como casamenteiro...Tanta popularidade, oitocentos e dez anos depois do seu nascimento, recordamos aspectos da vida deste santo, passada entre Lisboa, Coimbra e Pádua.

Museu Nacional de Arte Antiga





Devo dizer que os lisboetas não dão muita atenção ao Museu Nacional de Arte Antiga, assim como muita gente que visita Lisboa não dá a mínima para ele. É uma pena. Há muitos motivos para ir até esse importante e charmoso museu da rua das Janelas Verdes.

O principal motivo é que o museu abriga os "Painéis de São Vicente" (século 15), um políptico (várias telas retratando um só tema) de Nuno Gonçalves, obra que tem tanta importância artística quanto histórica, foi visto como um precursor de Velázquez.

As obras de Nuno Gonçalves são o destaque da ala de pintura portuguesa dos séculos 15 e 16 -pintura, aliás, muito pouco conhecida e, por isso mesmo, menosprezada. Vale a pena se ater ainda à "Anunciação", de Frei Carlos, à "Deposição no Túmulo", de Cristóvão de Figueiredo, ao "Retrato de D. Sebastião", de Cristóvão de Morais, e ao tríptico "Cristo Deposto da Cruz, São Francisco e Santo Antônio", de Vasco Fernandes.

O museu tem uma das mais belas e intrigantes representações do Cristo: um "Ecce Homo", chamada também de a "esfinge da arte cristã", feito em Portugal por autor desconhecido, na segunda metade do século 16. Só esta imagem, já justifica a sua ida ao museu.
Tem ainda: "As Tentações de Santo Antão" (cerca de 1500), de Bosch. O museu, embora pequeno, guarda quadros de Brueghel, Piero della Francesca, Dürer e outros.

As coleções de escultura, ourivesaria (com 3.200 peças) e sobretudo de arte oriental (dos séculos 16 e 17, proveniente da Índia, do Japão e da China) são um deslumbramento.

Se você ainda necessita de mais uma justificatva: junto ao museu está a magnífica capela das Albertas, iniciada no século 16 e uma das jóias da arquitetura portuguesa!

Recentemente ele foi reaberto com reformulações, com uma nova abordagem que o deixaram ainda mais atraente. Recomendo!!!

terça-feira, 5 de junho de 2007

O Museu e a praça





A Rua São João da Mata faz esquina com a Rua das Janelas Verdes, cheia de charme onde se situa o Museu Nacional de Arte Antiga, vulgarmente 
conhecido por Museu das Janelas Verdes.
Marcava minhas reuniões de trabalho no jardim desse Museu, onde havia um restaurante e café. A vista maravilhosa com a luz de Lisboa, rodeada por arte, trazia para o trabalho uma atmosfera criativa e alegre, eu achava tudo isso um grande previlégio e usufruia.

Levava meu filho, quando criança para brincar no jardim onde encontra-se o Museu Nacional de Arte Antiga. Nesse jardim temos um miradouro com vista privilegiada para a margem sul do rio Tejo
Devo registrar que só tenho boas recordações em relação a esse museu e seus aredores.

Subindo a rua...



Continuando pela a linha do elétrico nessa próxima rua….
Tinha o alfarrabista, que no Brasil chamamos de sebo, onde eu vivia “fuçando” em busca de raridades, por preços ótimos.rs

Externato O Formigueiro


A escola de meu filho era o motivo principal de nós subirmos a rua todos os dias, ele estudou lá de 1988 até 1997!

Santos-O-Velho



Morei 8 anos em Santos-o-Velho, que é uma freguesia portuguesa do concelho de Lisboa, na Rua São João da Mata.

Prédio estreito



Quando você sobe a rua, na esquina, encontra um dos prédios mais estreitos do mundo.rs