segunda-feira, 30 de julho de 2007

Ingmar Bergman

Ingmar Bergman morreu hoje de manhã na ilha sueca de Faarö (Gotland), anunciou hoje a filha Eva Bergman à agência sueca TT.

Bergman que abordou temas relativos à existência humana, como morte e religiosidade,nos deixou com a sensação de que tinha ainda muito a nos dizer. Cineasta que rompeu as fronteiras do cinema sueco e atingiu a universalidade e que em sua longa cinematografia (que ultrapassa os 50 filmes),foi mestre em levar às telas temas existencialistas. Ao todo, ganhou sete prêmios no Festival de Cannes e dois no de Berlim.

Bergman nos mostrou que: "Tudo pode acontecer, tudo é possível e provável. O tempo e o espaço não existem. Sobre um ligeiro fundo de realidade, a imaginação tece sua teia e cria novos desenhos... novos destinos"."O Sonho", de Strindberg

“Torre de Babel” e “Cosmos: Três Olhares Sobre a Rússia”

Fui na inauguração das duas exposições da Pinacoteca do Estado de São Paulo, neste sábado: “Torre de Babel”, de Geraldo Souza Dias, e “Cosmos: Três Olhares Sobre a Rússia”, com fotografias de Maurícia Nahas, Paulo Mancini e Ricardo Barcellos.


A instalação de Geraldo Souza Dias: “Torre de Babel” lembra o mito da torre onde as nações se separaram e retrata questões formais e teóricas. São 276 pinturas e 249 chassis sem telas.

”Cosmos: Três Olhares Sobre a Rússia” é uma mostra com 190 imagens que marcam a segunda fase do projeto “Era Uma Vez em Havana”, onde mostra os países socialistas no mundo. Os três fotógrafos trouxeram imagens da cultura, arquitetura e paisagens locais, captadas na viagem que fizeram à Rússia em agosto de 2006.
Recomendo!

sábado, 21 de julho de 2007

Odin Teatret e Fernando Pessoa

"Cada um de nós é vários, é muitos, é uma prolixidade de si mesmos .
Minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tange e range, cordas e harpas , tímbales e tambores , dentro de mim. Só me conheço como sinfonia." Fernando Pessoa

Grotowski sempre marcou a minha maneira de ver, pensar e fazer teatro, por isso estudei por várias vezes com Eugênio Barba, (seu seguidor) no Brasil, Portugal e Dinamarca.
Quando fui estudar no Odin Teatret, em Hostebro, Dinamarca, o que mais me surpreendeu foi a “Torre de Babel”, a multiplicidade de línguas com as quais nos comunicávamos. Eram atores provenientes da Noruega, Tchecoslováquia, Itália, Espanha, Dinamarca, França, E.U.A., e outros...
Para nos comunicarmos, misturávamos as mais variadas línguas...
Sentindo que isso aflorava em mim uma forte sensação musical, resolvi pegar a poesia acima, de Fernando Pessoa, distribuir entre os atores e fazer uma experiência: cada ator falava a mesma poesia traduzida para sua língua natal e eu ia regendo de acordo com minha intuição...
Pena que não gravamos, registro como lembrança de uma rica experiência.
Indescritível!!! Adorei!!!

ODIN TEATRET Nordisk Teaterlaboratorium
Grupo criado há mais de 40 anos pelo diretor italiano Eugenio Barba
Sediado na pequena cidade de Holstebro, na Dinamarca.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Flip na TV Cultura

Esse ano na Flip predominaram mesas que debateram obras e heranças literárias. O que mais me tocou, já que faz parte das minhas paixões, foi o fato deles terem focalizado a atenção no papel das letras no teatro, na poesia e na música.
Viva Arte! Arte Viva!
Acompanhem a FLIP agora pela TV. Recomendo!

EXIBIÇÃO DAS ENTREVISTAS NA TV CULTURA:
Guillermo Arriaga: segunda-feira (09/07), às 22h40
Mia Couto: , terça-feira (10/07), à 00h30
Amóz Oz: quarta-feira (11/07), à 00h30
Nadine Gordimer: quinta-feira (12/07), à 00h30
Robert Fisk e Lawrence Wright: sexta-feira (13/07), à 00h30
Beijares e abraçares

sábado, 7 de julho de 2007

Festival Intercâmbio de Linguagens
Nos palcos cariocas,(de 27 de julho à 5 de agosto), se apresentam os grupos internacionais originários do Canadá (Cia. La Pire Espece e Cia Dynamo); da França (Filiiip Paris Show) e Cia. Arcosm (Echoa); do Peru (Cia. Hugo e Ines); do Uruguai (El Maranga Andarillo) e da Espanha (Cia. Maria Parrato e La casa Incierta) e 16 companhias nacionais.




Paralelamente acontecem as oficinas de: ópera; teatro físico; fotografia; dança mix e sapateado; teatro do objeto; leitura de texto; work-in-progress; exposição fotográfica, e o lançamento do Fórum Cultura Infância.
A sede do Festival é no Centro de Referência do Teatro Infantil/ Teatro Municipal do Jockey, onde acontece a maioria das encenações.
Recomendo!

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Mia Couto na FLIP

Sotaque da terra

Estas pedras

sonham ser casa

sei
porque falo
 a língua do chão

nascida

na véspera de mim

minha voz
 ficou cativa do mundo,

pegada nas areias do Índico

agora,

ouço em mim

o sotaque da terra

e choro

com as pedras

a demora de subirem ao sol

A Festa Literária Internacional de Parati (FLIP) recebe Mia Couto, uma das vozes mais originais da literatura africana de expressão portuguesa. Adoro o trabalho dele, por isso quero dar destaque a sua estadia no Brasil.
Na sexta-feira (06/07), às 10h, será gravada uma entrevista, que irá ao ar na TV cultura na terça-feira (10/07), à 00h30.
Para os amigos que puderem, não deixem de ir à Parati para ouvir Mia Couto.
Para os amigos que estão em São Paulo, não percam a entrevista na TV Cultura.
Para os amigos de todos os lugares do mundo, não deixem de ler Mia Couto!!!
Recomendo!!!

domingo, 1 de julho de 2007

"A fotografia é o inconsciente da visão"

Como vocês sabem adoro fotografia e sua relação com o tempo, onde depois que tudo desaparece, fica aquele momento que ocorre em uma fração de segundo...Trata-se de uma luta contra o tempo, que por sua vez, é uma invenção do homem. Fiz essa fotografia inspirada em Cartier Bresson.
Para Cartier-Bresson, “É preciso estar disponível. É preciso olhar. Há muito poucos que olham, vêem, identificam.” Ele diz ainda que: " A fotografia é a impulsão espontânea de uma atenção visual perpétua, que segue o instante e a sua eternidade. O desenho, por sua grafologia, elabora aquilo que a nossa consciência procurou deste instante. A foto é uma ação imediata; o desenho, uma contemplação.”