Estar em Buenos Aires com um Argentino, apreciador da arte é um privilégio! Ainda mais quando as fotos são tiradas por ele: Gustavo Suárez. Compartilho nossa ida, ao Malba (Museu de Arte Latino- americana de Buenos Aires), inaugurado em 2001, que mantém a coleção Constantini em seu acervo oficial.
O Malba abriga uma rica coleção de quadros e esculturas, são mais de 222 peças, colecionadas por Eduardo F. Constantini desde 1971, se constituindo como a mais completa visão da arte do século 20 na América Latina. Os brasileiros estão em peso no Malba: Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Antônio Dias, Wanda Pimentel, Nelson Leirner, e Waltercio Caldas, entre outros.
Dentre as obras representativas do museu adorei ver um dos mais famosos trabalhos da mexicana Frida Kahlo, Autoretrato com chango y loro (1942), em que ela está com um macaco e um papagaio nos ombros, e Manifestación (1934), de Antonio Berni. Esta última me impressionou pela destreza das cores e pelos fortes traços dos rostos humanos.
Foi um grande prazer ver de perto,uma das obras mais importantes do modernismo, Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral! O quadro que serviu como inspiração e como síntese do Manifesto Antropófago criado pelo Oswald de Andrade.
Foi uma tristeza,constatar que um quadro tão importante para o nosso País,é coleção permanente do Malba.
Sim. É triste perceber que nosso País não está capacitado para conservar sua própria história e que deixamos ir embora um patrimônio dessa grandeza!
Quanto ao Museu Malba: Recomendo!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Caramba! Não sabia que um dos mais importantes quadros de nossa história está na Argentina. Se o povo soubesse certamente uma boa parte ficaria com raiva pela rixa histórica entre os países. Tive uma boa impressão do museu! beijares e abraçares.
Seu Blog é sempre um show de civilidade.....
eu estive no malba e pude ver de perto o abaporu, realmente e uma obra e tanto...embora esteja na argentina podemos ainda sim ter orgulho dessa obra e mais ainda por ser de uma brasileira tao fantastica..quem nao foi ainda há tempo de conferir de perto essa magia chamada abaporu..valeu tarsilla!!
Fui no .Malba em junho de 2007 e me emocionei ao ver o abaporu vivo. O fato de ser na Argentina nao deve ser causa de rixa, adorei o museu e sai de lá mais feliz,mais culta. beijos Alcione Rio
Postar um comentário