
Estive empenhada na inauguração do Projeto Encontros, na Estação Paraíso do metrô. As energias ficaram concentradas nesse evento que irá imprimir nossa visão de mundo na cidade.
É uma grande alegria ver este trabalho, tão importante para todos, tomar forma. A potência da criação das realidades, a possibilidade de se sair do esquema cotidiano, nos leva a busca da interação com o outro.
Teremos pela frente 16 estações, com o “Encontros,”que serão gradativamente inauguradas, com uma programação artística intensa.
No trabalho que fazemos diariamente, vem à tona nossa atitude social... Fico com a parte de arregimentar novos adeptos a nossa causa, fazendo a curadoria e direção artística.
Inspira o fato da arte ir de encontro ao público e não o inverso, dando acesso à arte, a todos os usuários do metrô, assim a ausência de recursos financeiros, são quebradas. Eliminam-se as barreiras que impede as pessoas de terem acesso a arte no geral.
O que mais queremos é difundir a arte, para a população do metro, através de múltiplos pontos de encontros, na produção de Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas, Literatura, Cinema, Exposições Permanentes (histórias dos bairros, próximos à estação) e Exposições itinerantes, Cinema, Totens e Vídeo.
Não podemos esquecer os caminhos menos percorridos, da performance e das novas tecnologias, na produção: das artes cênicas, oficinas teatrais, saraus, palestras e debates.
“Encontros”, constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social.
Achamos importante, explorar também os espaços não convencionais, criando espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de produção e criação, para potencializar os nossos objetivos. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, criamos uma relação artista-espectador, criando uma atmosfera envolvente de alegria.
Ter desenvolvido nos últimos anos, pesquisa de linguagem na síntese poética do espetáculo, como uma jornada estética e ética, fez-me perceber o quanto “encontros”, intensifica a exploração da arte e, estimula o sentido da descoberta interior.
Venham conferir.
Reportagem do Jornal Estado de São Paulo:
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101021/not_imp627589,0.php