sábado, 21 de julho de 2007

Odin Teatret e Fernando Pessoa

"Cada um de nós é vários, é muitos, é uma prolixidade de si mesmos .
Minha alma é uma orquestra oculta; não sei que instrumentos tange e range, cordas e harpas , tímbales e tambores , dentro de mim. Só me conheço como sinfonia." Fernando Pessoa

Grotowski sempre marcou a minha maneira de ver, pensar e fazer teatro, por isso estudei por várias vezes com Eugênio Barba, (seu seguidor) no Brasil, Portugal e Dinamarca.
Quando fui estudar no Odin Teatret, em Hostebro, Dinamarca, o que mais me surpreendeu foi a “Torre de Babel”, a multiplicidade de línguas com as quais nos comunicávamos. Eram atores provenientes da Noruega, Tchecoslováquia, Itália, Espanha, Dinamarca, França, E.U.A., e outros...
Para nos comunicarmos, misturávamos as mais variadas línguas...
Sentindo que isso aflorava em mim uma forte sensação musical, resolvi pegar a poesia acima, de Fernando Pessoa, distribuir entre os atores e fazer uma experiência: cada ator falava a mesma poesia traduzida para sua língua natal e eu ia regendo de acordo com minha intuição...
Pena que não gravamos, registro como lembrança de uma rica experiência.
Indescritível!!! Adorei!!!

ODIN TEATRET Nordisk Teaterlaboratorium
Grupo criado há mais de 40 anos pelo diretor italiano Eugenio Barba
Sediado na pequena cidade de Holstebro, na Dinamarca.

6 comentários:

Unknown disse...

Queria ter visto e ouvido,o entendimento "babélico".Me pareceu muito bonito.
beijares, abraçares! rsrs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eh exatamente o sentido de sinfonia dapoesia. O resultado deve ter sido maravilhoso, pena que nao possamos reporoduzi-lo.Abra�os, parte amanha de manha para Praga.

Morena disse...

Vera...surpreendentemente eu vi hj pela manhã sua msg no meu orkut.
Estamos por trocar livros sobre o Odin, eu e uma amiga, e não encontrei meus livros, acho que não estão aqui em São Paulo.
Dessa sinfonia humana que vc descreve poéticamente, só me resta declarar a sua sintonia com minha melodia.
Obrgada pela presença, um grande abraço no coração!
beijo grande Adriane Lopes

Unknown disse...

Que experiência maravilhosa deve ter sido! Beijos

Vampira Dea disse...

Também tive a oportunidade de ver e ouvir toda essa mistura, que só enriquece os sentidos, quando fiz um intercâmbio e apresentei um trabalho lá com um grupo de teatro, hoje em outro grupo amo esse estilo de teatro. O Odim realmente é um grupo inovador apesar de seus quarentas e tantos, e seus atores que acompanham essa tragetória toda. Realmente é uma honra.