sábado, 23 de outubro de 2010

Encontros na Paraíso

(Foto do ensaio, de Ramiro Suárez)

Estive empenhada na inauguração do Projeto Encontros, na Estação Paraíso do metrô. As energias ficaram concentradas nesse evento que irá imprimir nossa visão de mundo na cidade.
É uma grande alegria ver este trabalho, tão importante para todos, tomar forma. A potência da criação das realidades, a possibilidade de se sair do esquema cotidiano, nos leva a busca da interação com o outro.
Teremos pela frente 16 estações, com o “Encontros,”que serão gradativamente inauguradas, com uma programação artística intensa.
No trabalho que fazemos diariamente, vem à tona nossa atitude social... Fico com a parte de arregimentar novos adeptos a nossa causa, fazendo a curadoria e direção artística.
Inspira o fato da arte ir de encontro ao público e não o inverso, dando acesso à arte, a todos os usuários do metrô, assim a ausência de recursos financeiros, são quebradas. Eliminam-se as barreiras que impede as pessoas de terem acesso a arte no geral.
O que mais queremos é difundir a arte, para a população do metro, através de múltiplos pontos de encontros, na produção de Teatro, Dança, Música, Artes Plásticas, Literatura, Cinema, Exposições Permanentes (histórias dos bairros, próximos à estação) e Exposições itinerantes, Cinema, Totens e Vídeo.
Não podemos esquecer os caminhos menos percorridos, da performance e das novas tecnologias, na produção: das artes cênicas, oficinas teatrais, saraus, palestras e debates.
“Encontros”, constitui um canal de expressão e ao mesmo tempo um instrumento de reflexão e interação social.
Achamos importante, explorar também os espaços não convencionais, criando espaço para o trânsito e diálogo de linguagens, de pensamentos, de produção e criação, para potencializar os nossos objetivos. Nesses espaços, que não foram estruturados para este tipo de atividade, criamos uma relação artista-espectador, criando uma atmosfera envolvente de alegria.
Ter desenvolvido nos últimos anos, pesquisa de linguagem na síntese poética do espetáculo, como uma jornada estética e ética, fez-me perceber o quanto “encontros”, intensifica a exploração da arte e, estimula o sentido da descoberta interior.
Venham conferir.

Reportagem do Jornal Estado de São Paulo:

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20101021/not_imp627589,0.php

3 comentários:

Danilo Martire disse...

Parabéns!!! Um projeto como esse é para mudar a cara de São Paulo! Abs
Danilo Martire

Serenade disse...

Danilo,
Que supresa ter você por aqui!!!
Na próxima, avise por favor...
Vou espera-lo pra o cafézinho.
Beijos

Serenade disse...

Danilo,

Corrigindo: Na próxima vou te esperar para o café...