quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Um Teatro sem Teatro

"Um Teatro sem Teatro",apresentada no Museu d'Arte Contemporani de Barcelona, que foi considerada a melhor exposição da Espanha, no ano de 2007, estará em Lisboa no, Museu Colecção Berardo, até 17 de fevereiro.
A exposição “Um teatro sem teatro” propõe uma reflexão sobre a influência do teatro no terreno das artes plásticas, suas relações e intercâmbios, nos convidando a ver e a pensar.

Na entrada da exposição, vemos vários documentos relacionados com a influência do movimento dadaísta no teatro, a partir das primeiras décadas do século XX - dramaturgias escritas por artistas como Pablo Picasso, fotografias, programas de teatro e panfletos.

Na etapa seguinte descobrimos documentos históricos do teatro e das artes visuais nos movimentos: dadaísmo, futurismo e surrealismo que revelam suas lutas contra as convenções estabelecidas na época.
Prosseguindo na exposição vemos outros trabalhos de: Konstantin Stanislavski,Vsevolod Meyerhold, Antonin Artaud, Samuel Beckett, Jerzy Grotowski.
Tem ainda uma sala com uma máquina cenográfica, do artista polaco Tadeusz Kantor, que foi um dos primeiros artistas a interessar-se por elementos de outras culturas, criando espectáculos com elementos de rituais, danças tradicionais indianas, artes marciais, sempre com intensa relação com o público.


Oskar Schlemmer, está bem representado em um grande espaço dedicado ao Ballet Triádico (dança teatral), com fotografias, máscaras e cartazes, e uma reprodução de uma grande instalação datada de 1927, duas figuras, uma feminina e outra masculine, suspensas do teto e a sala forrada de grandes argolas de madeira.
Merce Cunningham, John Cage, Robert Rauschenberg, Andy Warhol, Frank Stella e Bruce Nauman, são alguns dos artistas dos anos 70.
Vemos vários exemplos de "happenings", surgindo desde o início dos anos 60, chegando à arte contemporânea, bem como instalações e performances, nas relações entre artes visuais e o teatro.

Apreciamos no final da exposição, instalações e vídeos de artistas como: Juan Munoz, Bruce Nauman, James Coleman e Dan Graham.

Concluimos que existe um lugar entre a experiência e a ação onde se desenvolve a arte em cena através de imagens.
A exposição serve para alimentar a nossa visão interior com ajuda dos elementos e mundos desses artistas, em suas lutas para se libertarem das deformações que os hábitos adquiridos nos impõem.
Saímos de lá, vendo tudo como se fosse a primeira vez, como crianças, sendo originais e autênticos, com nossas particularidades somadas as todas essas influências, onde o nosso artista interior revela-se em toda a liberdade.

4 comentários:

marilia disse...

Vera....que espetáculo imperdível essa exposição!!!!!
Fiquei encantada....o blog vai ficando cada vez mais apaixonante e rico....parabéns querida...Comentário final .....preciso comentar????
vc é mesmo uma artista da vida!!!
Bjs.
Marília Pacheco.

Sandra Gorni disse...

Que coisa bárbara!!! Essa entrada em seu blog está primorosíssima! Grata, por me avisar... Estou me inscrevendo no "feeds" de seu blog, embora não saiba ao certo (ainda) como fazê-lo funcionar no spaces.live.
De qualquer forma, estou divulgando o Teatro sem Teatro, no ccoperacionsinmando.spaces.live.com. O Blog Serenade já está lá, desde o primeiro dia de seu nascimento, em dezembro.
Apareça por lá e intervenha como quiser. O espaço foi feito para isso mesmo!

Bjs.

San

Prof.Paulo (Paulinho Campos) disse...

Querida amiga Vera, adorei essa postagem, como sempre adoro todas as suas!A exposição clarifica a inter-relação que as variadas formas de arte têm entre si e que a gente mergulhado em alguma arte específica(mesmo empiricamente como eu!)com o tempo sente na alma esse entrelaçamento e o quanto a arte de modo tão amplo reflete a vida e se reflete nela também!
Obrigado pelos textos maravilhosos e parabéns!!!
Beijão,
Paulinho Campos

Luiz Alberto Machado disse...

Nossa, quanta maravilha. Este seu espaço, minha amiga, é imperdível. Aplausos & parabens. Estarei indicando nas minhas páginas.
Beijabrações
www.luizalbertomachado.com.br