terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Capela Sistina de Miguel Barceló



Hoje em Genebra, foi inaugurada a sala do Palácio das Nações Unidas, que inclui em sua cúpula uma obra do Miguel Barceló.
Durante mais de nove meses Miquel Barceló, pintou a sala dos Direitos Humanos da ONU em Genebra. Os 1.400 metros quadrados do teto branco ficaram inundados de cores!

Nas fotos você poderá perceber um pouco da trajetória, do processo do pintor trabalhando.



Os jorros de pintura foram cobrindo a caverna-cúpula...

"Nada melhor que a arte como mensagem universal para expressar os valores e princípios que inspiram as Nações Unidas", disse Juan Carlos, rei da Espanha.




Barceló explicou que a caverna simboliza o primeiro local de encontro dos humanos, a grande árvore africana sob a qual as pessoas se sentavam para falar e o único futuro possível: o diálogo. Sobre o mar, o pintor disse aos jornais espanhois, que é a referência ao passado. "O mar é a origem das espécies e a promessa de um novo futuro: emigração, viagem".




A Capela Sistina do século XXI, consiste em um mar de cores repleto de estalactitas, que parecem saltar aos olhos do espectador, segundo Barceló.
Há muita polêmica em torno da obra, porque a sala custou cerca de US$ 30 milhões,e foi custeada por empresas e pelo governo da Espanha em plena crise.








Olha só o ar de satisfação do Barceló, ao apreciar o efeito de sua pintura... Parece que ele queria levar sua pintura contra a gravidade ao extremo. Também gostei muito de ficar olhando essas fotos... Agora quero ter o privilégio de ver a obra de perto, imagino que ela marcará uma época!

4 comentários:

Walmir disse...

Engraçado, mana blogueira, que uma obra de arte suscite reclamações pq foi custeada pelo governo. O governo, os governos todos custeiam tanta malandragem, patranha, bancarrotas fraudulentas e acham de reclamar logo quando aplica em arte?
Mas um dia o mundo muda, vai ver.
Sua página e seus escritos me descam, menina de "ares".
Ainda não consegui ver vc falando os poemas. Sempre está travando no meu pc. Mas vou ver. Aí de falo, tá bem.
Paz e bom humor, sempre

Walmir disse...

Sua página e seus escritos me DECANSAM.... este teclado não está me compreendendo.

Unknown disse...

Oi Vera! Vi e gostei muito do trabalho de Miguel Barceló! As cores são vivas, e tão bonitas de se ver... Eu sempre gostei de obras criativas, envolventes e que misturam cores!!! O artista está de parabéns... E você de ter um Blog tão lindo, e que passa uma cultura de muito bom gosto. Beijos!

Unknown disse...

bela, vi o trabalho dele rolando páginas no stumble
ele é fabuloso!!!!