sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

World Press Photo 2009

O grande acontecimento na área do fotojornalismo do mundo, World Press Photo 2009, premiou 63 fotógrafos em 10 categorias. A entrega dos prêmios ocorre no dia 2 de maio em Amsterdã, na Holanda. As fotos serão expostas em mais de 100 localidades em todo o mundo.
O principal prêmio, o de melhor foto do ano, foi para o americano Anthony Suau, com o registro de um momento dramático provocado pela crise econômica nos Estados Unidos.
Um policial faz uma inspeção em uma casa de Cleveland, após os proprietários serem despejados. (reportagem da revista Time)





O primeiro prêmio na categoria individual de Arte e Entretenimento foi para a foto da modelo correndo de Giulio Di Sturco.






O brasileiro Luiz Vasconcelos foi o vencedor da categoria "Notícias Gerais" (jornal A Crítica, de Manaus). A foto mostra uma mulher indígena fugindo de um batalhão de policiais, em uma disputa por terras.



Um instante dos Obama
O casal faz uma pausa durante a última campanha eleitoral. Com esta imagem, Callie Shell, ganhou o primeiro prêmio na categoria de Noticias.

Das fotos divulgadas escolhi essas, mas para quem estiver interessado em ver mais, é só recorrer a internet, ou aguardar a exposição. Vale a pena!

2 comentários:

Walmir disse...

para mim, Vera, a melhor de todas, a mais dramática, é a da índia no meio dos policiais. Tem um movimento vivo, a vida explodindo. As outras achei mais ou menos, não me tocaram. Eu entendo o valor com os bichinhos racionais da mente.
Está em Portugual, então? Vc vive mais aí do que aqui no Brasil, hein? Tem horas que penso: ela deve adaptar sotaques depois de tantas vindas de idas.
Paz e bem, mana, de ares.

Unknown disse...

Que bela premiação! Adoro Fotografia... Registrar momentos, etnias e até mesmo a tristeza numa visão artística faz parte de um mundo fantástico! Gostei desse Post... Bjão