
“Ao contrário do que algumas pessoas mal-intencionadas quiseram fazer acreditar, a casa dos Bico, que vamos ocupar, não está aqui simplesmente para glorificar a vida ou a obra do senhor Saramago, está aqui para ser útil”. Disse Saramago, em visita guiada a Casa dos Bicos, onde será instalada a Fundação com seu nome.
José Saramago, pretende que as dependências da Fundação, situada na Casa dos Bicos, sejam colocadas ao serviço da cultura. Com direito a conferência, exposições, filmes, recitais, cursos, seminários, e se torne um pólo cultural da cidade de Lisboa
A Casa ficará aberta ao público e, o Palácio dos Diamantes, como Brás de Albuquerque, que construiu, queria que fosse chamada, será para todos, pois os primeiros pisos deste edifício serão espaços públicos.
Quem sabe agora, quando olharmos para os bicos da fachada, eles nos remetam aos Diamantes…
14 comentários:
Que a LUZ da cultura reflita nos diamantes e transforme esta casa num espaço aberto a todos os que apreciam as ARTES.
Nós merecemos isso!
EXCELENTE NOTÍCIA... E QUE DENTRO DESSA ESTRUTURA POSSAM SER FORMADOS MUITOS "DIAMANTES"... AMANTES DAS ARTES...
Carla querida,
Não basta ouvir os antepassados dentro de ti. Não basta senti-los lutando para a sua cultura vir a tona.
Cabe a nós tomar esse palácio e fazer a vontade de seu criador, tornando-o o Diamante das artes!
Beijares e abraçares
Eduardo,
Agradecida pela visita!
Você está sempre atento a olhar os diamantes!
Beijares e abraçares
Olá Vera! Com certeza esse espaço em homenagem a Saramago, é super importante para história da literatura! Ele é ótimo autor... Admiro muito ele! E tem que preservar esse lugar... Aí sim a obra fica imortalizada! Parabéns por nos dar boa cultura... Beijos!
Saramago: autodidata, Nobel da Literatura, hoje anunciou que é académico correspondente da Academia Brasileira de Letras, na vaga deixada pelo falecimento do escritor francês Maurice Druon.
Viva a iniciativa brasileira! Viva a cultura!
Agradecida pela visita Tereza querida!
Beijares e abraçares
Verinha querida....adoro vir aqui,me dá aquela sensação de estar aprendendo coisas de formas diferentes.Amei o q vc escreveu sobre Saramago,a casa!!!!!Que coisa maravilhosa amiga das Artes!!
Beijares,abraçares,diamantares....
Marília Pacheco
A Casa dos Bicos, Marília é bem antiga, contém história e poesia... Fiquei lembrando agora, que uma vez, perguntaram ao Saramago: O que é uma casa? Ele respondeu que para Baltasar Sete-Sóis e Blimunda Sete-Luas era olharem-se; que para Jesus era estar acompanhado por Maria de Magdala; que para o pintor H era uma forma do deserto; e que para Ricardo Reis era um lugar de trânsito e de vida em suspenso.
É assim que Saramago revela as intimidades da vida quotidiana.
Marília, você com certeza, sabe que Saramago também é Poeta!
Beijares e poetares
Li: Memorial do convento, A jangada de pedra,e o Evangelho segundo Jesus Cristo.
Recentemente assisti o filme "Ensaio sobre a cegueira"; baseado no livro, com o mesmo nome, tenho vontade de saber sempre mais e mais, sobre esse autor.
Obrigado pela informação sobre a Fundação.
Penso que, com a Fundação, estaremos mais próximos da obra e, do próprio Saramago.
Fiquei feliz com sua visita! Agradecida!
Beijares e abraçares
Querida de "ares",
pego-me sempre em invejas quando te leio. Morar perto da casa dos diamantes, olha só. Ótima notícia. Tenho saudades daí sem nunca ter ido. Paz e bem e bom humor também.
Walmir querido,
Venha visitar a fundação,
Venha visitar Lis Boa,
Venha visitar a Vera,
Viva Vida de Lis boa!
Viva Vida de Lis Ótima!
Beijares e viajares
Fundação Saramago na Casa dos Bicos é um atentado e uma falta de respeito à inteligência dos portugueses.
As Fundações Nominais e não só, sempre foram "coisas-patrimónios-fundos" privados colocados à disposição pública, mas a falta de coluna vertebral das pseudo autoridades autárquicas e culturais de Portugal, invertem o sentido da agulha e colocam "coisas-patrimónios-fundos" públicos ao serviço de interesses privados - Fundação Saramago, Casa Fernando Pessoa, Fundação Mário Soares, esta em particular sediada num edifício Municipal escandalosamente colocado ao dispôr pelo próprio filho João Soares enquanto presidente do Município de Lisboa...
Todos esses parasitas esquecendo o exemplo primordial da Fundação Gulbenkian essa sim, há décadas,
a expensas próprias, substituindo as "Autoridades do Estado" nas suas obrigações sociais e culturais...
Postar um comentário