segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Malba-Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires

Estar em Buenos Aires com um Argentino, apreciador da arte é um privilégio! Ainda mais quando as fotos são tiradas por ele: Gustavo Suárez. Compartilho nossa ida, ao Malba (Museu de Arte Latino- americana de Buenos Aires), inaugurado em 2001, que mantém a coleção Constantini em seu acervo oficial.


O Malba abriga uma rica coleção de quadros e esculturas, são mais de 222 peças, colecionadas por Eduardo F. Constantini desde 1971, se constituindo como a mais completa visão da arte do século 20 na América Latina. Os brasileiros estão em peso no Malba: Tarsila do Amaral, Lygia Clark, Hélio Oiticica, Antônio Dias, Wanda Pimentel, Nelson Leirner, e Waltercio Caldas, entre outros.




Dentre as obras representativas do museu adorei ver um dos mais famosos trabalhos da mexicana Frida Kahlo, Autoretrato com chango y loro (1942), em que ela está com um macaco e um papagaio nos ombros, e Manifestación (1934), de Antonio Berni. Esta última me impressionou pela destreza das cores e pelos fortes traços dos rostos humanos.


Foi um grande prazer ver de perto,uma das obras mais importantes do modernismo, Abaporu (1928), de Tarsila do Amaral! O quadro que serviu como inspiração e como síntese do Manifesto Antropófago criado pelo Oswald de Andrade.
Foi uma tristeza,constatar que um quadro tão importante para o nosso País,é coleção permanente do Malba.
Sim. É triste perceber que nosso País não está capacitado para conservar sua própria história e que deixamos ir embora um patrimônio dessa grandeza!

Quanto ao Museu Malba: Recomendo!!!

4 comentários:

Kim Paiva disse...

Caramba! Não sabia que um dos mais importantes quadros de nossa história está na Argentina. Se o povo soubesse certamente uma boa parte ficaria com raiva pela rixa histórica entre os países. Tive uma boa impressão do museu! beijares e abraçares.

IVAN LIMA disse...

Seu Blog é sempre um show de civilidade.....

Unknown disse...

eu estive no malba e pude ver de perto o abaporu, realmente e uma obra e tanto...embora esteja na argentina podemos ainda sim ter orgulho dessa obra e mais ainda por ser de uma brasileira tao fantastica..quem nao foi ainda há tempo de conferir de perto essa magia chamada abaporu..valeu tarsilla!!

Unknown disse...

Fui no .Malba em junho de 2007 e me emocionei ao ver o abaporu vivo. O fato de ser na Argentina nao deve ser causa de rixa, adorei o museu e sai de lá mais feliz,mais culta. beijos Alcione Rio