quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Museu da Língua Portuguesa

Sei que a maioria dos Paulistas já tiveram o privilégio de conhecer o Museu da Língua Portuguesa, mas apresento-o aos meus amigos, que não moram em São Paulo, e não tiveram a oportunidade de visita-lo.

O museu mostra nossa identidade cultural, e expressão lingüística de uma forma interativa, multimídia, levando-nos a um passeio virtual, nas raízes da lingua portuguesa com as influências das diversas famílias linguísticas.

Você pode usufruir dos quatro andares do prédio da Estação da Luz, visitando: a Grande Galeria, a Galeria das Influências, a Linha do Tempo e o Beco das Palavras. Além das áreas para exposições temporárias, (agora com a Clarice Lispector), terminais multimídias e escritórios de gestão de conteúdo.

No primeiro andar você se depara com “A Árvore de Palavras”, de 16 metros de altura, criada pelo designer Rafic Farah, que conta com palavras de seis mil anos de idade, vindas do indo-europeu. No seu tronco, faixas de luzes produzem sombras, dando a sensação das palavras estarem em movimento.

Fica patente, a importância de chegarmos a acordos ortográficos, já que somos cerca de 200 milhões de pessoas que utilizam a língua portuguesa diariamente em todo o mundo.
Atualmente, o português é a língua oficial de oito países, dos quatro continentes: Portugal, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Cabo Verde, Timor Leste e Brasil.


A vitalidade de uma língua é a vitalidade de um povo. Que este Museu amplifique e ressoe a voz da Língua Portuguesa no mundo". (Gilberto Gil)

É um programa imperdível, para repetir várias e várias vezes!
Recomendo!!!

2 comentários:

ericaneiva disse...

Oi Vera,

Não conheço o Museu da Língua Port. Mas, qdo passar por SP, vou visitá-lo c/ toda certeza.
Abraços, querida.
Luz e Paz!
Érica. (http://humanosdevaneios.zip.net/)

K. Corner disse...

ah, o museu da língua portuguesa é bem legal,né?!

vale muito visitar!

um abraço, vera!