sábado, 13 de outubro de 2007

Paulo Auntran

Viva Paulo Autran!!!
Paulo Autran Viva!!!
Morre Paulo Autran,o sinônimo de teatro, um homem único e insubstituível que dignificou a nossa profissão.



Em 13 de dezembro de 1940, subiu ao palco pela primeira vez, interpretando Zeus, na peça “Um deus dormiu lá em casa”, de Guilherme Figueiredo, e morreu em 12 de outubro de 2007, praticamente no palco ,fazendo "O Avarento" , que foi sua 90º montagem teatral.



Ele foi uma grande figura do TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), na Companhia Tônia-Cheli-Autran e toda essa geração que trabalhou com os diretores: Ziembinski e Flaminio Bollini, sublinho que nessa época o teatro brasileiro tinha o mesmo valor do melhor teatro mundial!
Alguns dos inúmeros sucessos, de Autran, nos palcos: "Otelo", "Antígone", "My Fair Lady", "Liberdade, Liberdade", "A Morte do Caixeiro Viajante", "Visitando o Sr. Green" e "Adivinhe quem Vem para Rezar".




PAULO - "Sou apenas um homem de teatro. Sempre fui e sempre serei um homem de teatro. Quem é capaz de dedicar toda a sua vida à humanidade e à paixão existentes nestes metros de tablado, esse é um homem de teatro." Na voz de Paulo Autran, essas palavras foram ouvidas nos palcos de dezenas de cidades brasileiras no espetáculo Liberdade, Liberdade, um dos muitos grandes sucessos de sua longa carreira!”

“É pau, é pedra, é o fim do caminho

É um resto de toco, é um pouco sozinho

É um caco de vidro, é a vida, é o sol

É a noite, é a morte, é um laço, é o anzol
”
(Tom Jobim)

4 comentários:

Sandra Gorni disse...

Paulo Autran, ao contrário do que eu imaginava, era mortal!!! Mas que pesar! O mundo perdeu de suas visceras um de seus raríssimos monstros, um monumento ao universo em contínua re-invenção. Perdeu superfície. Por sorte, Autran é viral, contagioso e inerradicável.
Paulo Autran é pura eternidade.

Clio & Dionísio disse...

Fico feliz por podermos compartilhar de um mesmo amigo, como um texto literário. Isso faz de nós mais próximos que imaginamos, pois tem a ver com sentimento e gosto. Parabéns pelo blog, e que Paulo Autram, onde quer que esteja, continue nos brindando com boas energias!

Unknown disse...

Assisti aqui em Portugal pela primeira vez no teatro, este actor brasileiro que adorava ver nas novelas aqui... foi na peça "Visitando Sr. Grim" com Dan Stulbach no teatro Tivoli. Tive este privilegio, e realmente Autran é inenarrável!

João Bourbonnais disse...

Inesquecível, mestre, meu pai artístico.