



Hoje no Museu do Oriente, Lisboa, vi essas marionetas, que servem para que os deuses apareçam durante o Ano Novo.
Na ilha de Shikoku, Japão, o marionetista ia de casa em casa, com essas quarto marionetas, que eram manipuladas para executarem uma dança frente aos fiéis. Representavam os três Anciãos (Okina, Senzai e Sanbaso) e Ebisu.
Okina e Senzai evocam fertilidade enquanto Sanbaso afasta os maleficcios. Ebisu é uma das sete divindades da felicidade.
Sob a regência do Sol, 2009 é o ano da consciência, alegria e determinação.
Na mitologia, na arte e na literatura, o Sol representa um princípio que transcende tempo e espaço.
Viva 2009!
2009 Viva!
5 comentários:
Querida Vera... Que Arte linda das Marionetas! Não as conhecia ainda, essa cultura milenar... Fiquei encantada! Você como sempre, nos encantando com seu extremo bom gosto e carinho! Beijos...
Lindo lindo Vera.
Acredito em poucas coisas e ainda de uma forma bem leiga, qto a religião, mas amo tudo q nos cerca, assim como C.G. Jung "só quero saber, o que Deus, significa para os seres humanos"
Parabéns por nos fazer pessoas melhores. (razão da arte existir)
VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA......que tragam todos os sonhos auspiciosos para este mundo tão necessitado......Abração minha linda amiga.......
Sanbaso é o negro bailarino, não é? Tem uma história contada por Eiko Suzuki onde ela diz que Sanba, e não Sanbaso surgiu de um naufrágio num xogunato. Para recompensar a boa acolhida, dançou para o xogum. Isto antes de o Brasil ter sido descoberto. E o negro se chamou Sanba.
Beijo, mana de "ares".
Que lindo! A cultura oriental nos faz aprender muito, sempre!
Que 2009 seja mesmo de muita prosperidade!
Bjs
Postar um comentário