sábado, 10 de janeiro de 2009

Marionetas da ilha de Shikoku












Hoje no Museu do Oriente, Lisboa, vi essas marionetas, que servem para que os deuses apareçam durante o Ano Novo.
Na ilha de Shikoku, Japão, o marionetista ia de casa em casa, com essas quarto marionetas, que eram manipuladas para executarem uma dança frente aos fiéis. Representavam os três Anciãos (Okina, Senzai e Sanbaso) e Ebisu.
Okina e Senzai evocam fertilidade enquanto Sanbaso afasta os maleficcios. Ebisu é uma das sete divindades da felicidade.
Sob a regência do Sol, 2009 é o ano da consciência, alegria e determinação.
Na mitologia, na arte e na literatura, o Sol representa um princípio que transcende tempo e espaço.
Viva 2009!
2009 Viva!

5 comentários:

Unknown disse...

Querida Vera... Que Arte linda das Marionetas! Não as conhecia ainda, essa cultura milenar... Fiquei encantada! Você como sempre, nos encantando com seu extremo bom gosto e carinho! Beijos...

renato pagnano disse...

Lindo lindo Vera.
Acredito em poucas coisas e ainda de uma forma bem leiga, qto a religião, mas amo tudo q nos cerca, assim como C.G. Jung "só quero saber, o que Deus, significa para os seres humanos"
Parabéns por nos fazer pessoas melhores. (razão da arte existir)

IVAN LIMA - Ator disse...

VIVAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA......que tragam todos os sonhos auspiciosos para este mundo tão necessitado......Abração minha linda amiga.......

Walmir disse...

Sanbaso é o negro bailarino, não é? Tem uma história contada por Eiko Suzuki onde ela diz que Sanba, e não Sanbaso surgiu de um naufrágio num xogunato. Para recompensar a boa acolhida, dançou para o xogum. Isto antes de o Brasil ter sido descoberto. E o negro se chamou Sanba.
Beijo, mana de "ares".

PERFUME disse...

Que lindo! A cultura oriental nos faz aprender muito, sempre!
Que 2009 seja mesmo de muita prosperidade!
Bjs