quinta-feira, 3 de maio de 2007

“Airs de Paris”.

“Airs de Paris”

O Centro Pompidou comemora seus 30 anos com a exposição: “Airs de Paris”. São setenta e seis artistas dando um panorama da criatividade francesa! trazem uma lufada de ar fresco na cabeça.
Paisagista, desiners, fotógrafos e arquitetos que fazem com que a gente saia de lá cheios de ideias e vontade de criar.
Todos os artistas vivem, ou viveram recentemente em Paris e foram selecionados para dar uma panorama sobre Paris do momento.
O título da exposição, “Airs de Paris”, faz referência a um pequeno frasco de cristal, esvaziado de seu líquido, e fechado novo, onde está escrito:“Aire de Paris”. Duchamp fez para presentear seus amigos que moravam em New York.
Gostei da maneira como somos introduzidos nessa “viagem” da exposição: a primeira sala tem o trabalho do Duchamp,“Aire de Paris”, em destaque dentro de uma caixa transparente e iluminada e na mesma parede, silhouetas de um homem com chapéu, um homem de ponta cabeça, um balanço, um candieiro antigo, um rinoceronte e inúmeros pingentes semelhantes ao criado pelo Duchamp, como se fosse uma chuva, pendurados por fios de diferentes tamanhos.
A exposição tem quatorze salas, a primeira sala ,cria ponte com a história, para depois mostrar nas demais, novas linguagens e tecnologias; as modificações arquitetónicas e urbanas; a condição do indivíduo em meio a globalização e o novo sentido das noções de identidade e comunidade.

Nenhum comentário: