segunda-feira, 21 de maio de 2007

Cemitério de Finisterre de César Portela



Gostei do Cemitério de Finisterre de César Portela, como instalação de um cenário cósmico, como um projeto de romantismo sinistro na arquitetura e sua relação com a natureza.
O cemitério fica integrado pelo mar, pela montanha e pelo céu, consta que foi inspirado nos arcaicos sepultamentos celtas.

Fredy Massad e Alicia Guerrero Yeste, no livro “Enric Miralles: Metamorfosi do paesaggio”, : “A idéia do infinito na morte, a inquietude que inspira imaginar a infinitude da eternidade, ganha um impressionante símbolo no cenário cósmico criado pela ilimitada extensão do céu e do mar entre os quais se situa e se compõe o Cemitério de Finisterre de César Portela.
César Portela faz com que o fundamento deste cemitério sejam as ressonâncias emotivas despertadas e alentadas pela forte paisagem, "buscando a transcendência do lugar até o silêncio", apelando pela esperança mediante uma obra na qual a arquitetura quer se dissolver caladamente na natureza como símbolo de silêncio, ausência e memória.”

Um comentário:

Luiza Albuquerques disse...

O Cemitério de Finisterre é de uma beleza de arquitetura! Nas duas fotos o que vejo parecem portais, vários portais!!!! Não sei se visto ao vivo e em cores é assim, mas foi o que vi. Amei.
bjs