segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Geografia Sagrada


Cromeleque dos Almendres, fica em Portugal, Évora-Montemor, escondido na natureza, onde permanece quase desconhecido, envolto em mistérios e enigmas.



Quando visitei o Cromeleque dos Almendres, senti a potência da natureza local nas pedras que continham as chaves, para uma identidade a ser decifrada…



Gravuras,alinhamentos, entrosamento dos cerca de cem menires, e a evocação de uma mitologia lunar divina,despertavam uma intensa experiência artística.


No recinto de Almendres, a percepção do presente, o espaço, a memória, o precioso estoque de informações do passado... e eu ali com as infinitas possibilidades!
A desconstrução do tempo; a eternidade no instante; o agora; a exaltação da geografia sagrada!


"sacred sites and places are sometimes physically empty or largelly uninhabited, and situated at some distance from the populations for which they hold significance" (Hirsch)

9 comentários:

RONNY ROCKET disse...

Que prazer de rever estas imagens!, tive o privilegio de conhecer o cromeleque há uns anos atrás e é realmente un lugar único em que mais do que ver é sentir. Adorei!

IVAN LIMA - Ator disse...

eu não conhecia esse espaço.....aliais por que não é divulgado?......agora me deu uma coceira tremenda para conhecer....rsrsrr

Luiza Albuquerques disse...

Adorei as imagens. Deu vontade de saber o que as pedras pensam e sentem, qual a proporção da energia que elas acumulam, a que divindade elas pertencem! Loucuras à parte é realmente esta a vontade que sinto quando leio as fotos! Vc me entende, Vera, e por isso meu comentário tão explícito...beijos

Unknown disse...

Vera querida, Cromoleque, coisa mais rica, linda, surpreendente. Estive aí próximo e não me levaram a conhecer. Pecado mortal. E Quem disse que pedras não falam, pobre coitados, são incapazes de ouvir um simples piar de um sabiá. Beijares e abraçares, muito, muito, muito.

rocco disse...

oi vera,
eu fui a Évora em julho e visitei as pedras falantes. Muito bacana! Obelix teve ter passado por lá. Vou te mandar umas fotos.
Bj
rocco

ericaneiva disse...

OLá Querida Vera,

Estive muito ocupada nestes últimos 15 dias... Nem no BLOG estava escrevendo. Mas, agora tudo está mais tranquilo. Vim fazer uma visita no seu lindo blog. É sempre um prazer receber seus recadinhos no orkut e nos humanosdevaneios.
Bjs, querida. Irei apreciar seus textos e maravilhosas fotog. mais vezes! Luz e Paz! Érica.

Francisco dos Santos disse...

Interessante...
vou pesquisar para saber um pouco mais.

Beijos

Unknown disse...

Também lá estive e posso dizer que vivi momento mágicos :) é lindo!

Marília disse...

Maravilha,Évora,cidade rica em arte,paraíso....pedras que parecem falar!!!
Bjs Verinha,adorei rever!!!